Por João Rafael Pinheiro
Com certeza, você deve ver todos os dias um monte de pessoas com a cara fechada indo para o trabalho. Principalmente, na região metropolitana de São Paulo, onde moram mais de 21 milhões de pessoas concentradas em 39 municípios, segundo dados da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A). Especialmente em Guarulhos, a cidade sem estação. A segunda maior cidade da região, somente atrás da capital. E todo esse contexto tem uma relação de amor e ódio com ônibus e lotação.
Segundo o IBGE, 146,3 mil pessoas se deslocam de Guarulhos/São Paulo, o maior do país todos os dias. A grande parte das pessoas, 118 mil, sai de Guarulhos para trabalhar e estudar e 28 mil fazem o caminho oposto.
Danilo Brasil, motorista, e Alexandre Oliveira, cobrador de lotadão entre Guarulhos/São paulo
Foto: João Rafael Pinheiro/FAPCOM
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Lotação na veia
Em Guarulhos, especialmente, grande parte das pessoas gostam das RTOs (Reserva Técnica Operacional) ou a popular lotação. Diversas dessas circulam
diariamente pelos municípios, com uma relação diferente com seus usuários - há passageiros fiéis, que utilizam do serviço de segunda a sábado. Alguns
delas dizem que é mais rápido, ou mais divertido, pois têm uma descontração em
relação aos ônibus.
31 pontos, 10 carros na frota e 19 horas de operação diária. Essa é
a linha 591, que leva guarulhenses do Jardim Paraíso até o Metrô Penha em São
Paulo. A linha é operada pela Viação Atual Ltda, que conta com seis dos 10
carros da frota. Os intervalos da linha têm em média 40 minutos, mas pode
variar. O veículo 3.068 faz este trajeto de segunda a
sábado. Com seus passageiros multivariados - domésticas, estudantes, seguranças, pedreiros e todas as profissões possíveis - e uma dupla de motorista e cobrador
que presta qualidade e eficiência.
Ivanilda Valadares, ou a Vicky como ela gosta de ser chamada, utiliza todos os dias a condução. Na primeira viagem das 5h20, ela senta no último banco, lá no fundo. Sem caô, ela vai falando besteira e causos da vida o caminho todo.
Vicky faz esse percurso há 19 anos, já que trabalha como cuidadora de idosos em Perdizes. Ela diz que perde cerca de seis horas no transporte público por dia, além de gastar, somente com o transporte até o Metrô, R$ 267,00.
Já Alessandro Carvalho, 38 anos, faz o caminho inverso -utiliza a linha para ir a Guarulhos, onde trabalha de pedreiro de acabamento. Carioca da gema e com sotaque bem característico, ele elogia o sistema operado pelo carro 3.068.
Vicky faz esse percurso há 19 anos, já que trabalha como cuidadora de idosos em Perdizes. Ela diz que perde cerca de seis horas no transporte público por dia, além de gastar, somente com o transporte até o Metrô, R$ 267,00.
Já Alessandro Carvalho, 38 anos, faz o caminho inverso -utiliza a linha para ir a Guarulhos, onde trabalha de pedreiro de acabamento. Carioca da gema e com sotaque bem característico, ele elogia o sistema operado pelo carro 3.068.
Ele afirma que é bem mais confortável que o ônibus, pois tem cobrador e motorista e não somente o condutor no ônibus, que em Guarulhos faz diversas funções como: dirigir, cobrar, liberar a catraca, supervisionar quem sobe e desce, fechar a porta, ver se alguém passa mal e transportar cerca de 80 pessoas. Isso causa atrasos nas viagens e fere o artigo 28 do Código Brasileiro de Trânsito/ Lei 9503/97, que diz “Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997: Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.
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Já na lotação, as tarefas são divididas.
Em Guarulhos, apenas duas linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) permanecem com cobradores: 104 - (Bom Clima - Metrô Tucuruvi) e 802 (Terminal Metropolitano Taboão - Metrô Tucuruvi). A Viação Atual foi a última a se adequar ao sistema, já que a Guarulhos S/A e E.O Vila Galvão já tinham se adaptado.
Mas nem tudo é perfeito.. Tem coisas, que como diz os mineiros, “estrovam”. Hamilton José Francisco, de 47 anos, segurança que utiliza diariamente da lotação e trabalha na Rua Sete de Abril, região central da capital, além de preferir utilizar este serviço da RTO, diz que aos domingos quando as lotações não operam passa um grande perrengue. Pois, para o Jardim Paraíso, há três percursos até o Metrô Penha. A linha 591, expressa e via Dutra de segunda a sábado; A linha 590, expressa e via Ayrton Senna, que somente circula em horários de pico de segunda a sexta; E a linha 253, diária e que ao longo da semana dispõe de uma frota maior. Mas aos domingos é a única que corre e com uma frota de quatro ônibus. Tem reclamação do usuário.
Explicações da EMTU
Outros usuários do transporte, que não quiseram se identificar, também reclamaram das condições dos ônibus, como falta de acessibilidade, bancos duros e sem conforto, atrasos, e ônibus, que segundo os próprios passageiros, estão velhos.
Em nota, a EMTU informa que: “Sobre a acessibilidade dos ônibus que
circulam nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo, conforme a
Lei Federal nº 5296/2004 o prazo para que 100% da frota de ônibus urbanos do
país tenham todos os itens de acessibilidade termina em outubro de 2018”.
Quanto aos atrasos, a empresa afirma que: “A operação das linhas também é monitorada pelo sistema de geolocalização capaz
de indicar desvio de itinerário, não cumprimento de partidas e outras ocorrências
que podem gerar ações específicas para garantir o nível do serviço prestado
pelas operadoras”.
Devido ao novo corredor em Guarulhos, que liga o Terminal Taboão, até o
Terminal Vila Galvão ambos da EMTU, a empresa Atual teve que se adequar, com
veículos que têm portas na esquerda. Com isso, trouxe uma frota alternativa. Mas o que se
viu são ônibus de 2004, que vieram de Campinas e região e estão ‘quebrando o
galho’ já que não possuem acessibilidade, nem conforto aos usuários. Em uma
pesquisa rápida, a equipe do FAPCOMUNICAONLINE levantou que o veículo, que atualmente faz uma das linhas da
Viação Atual, já foi da empresa Boa Vista em Monte Mor, também pela EMTU. É de 2007, ou seja, mais de 10 anos rodando. Em comparação, a Guarulhos
Transportes têm mais linhas e uma frota bem maior com carros de 2012 a
2016. O que mostra o descuido com quem usa as linhas administradas pela Viação
Atual.
A EMTU admite que “também faz regularmente inspeções na frota
metropolitana, a fim de verificar itens de manutenção, conservação e segurança
dos veículos. Na constatação de irregularidades o ônibus fica retido até o
conserto. No processo de inserção de novos ônibus, o procedimento é o mesmo
para a autorização da inclusão. No Consórcio Internorte, do qual a empresa
Atual faz parte, de janeiro a agosto deste ano foram realizadas cerca 860
vistorias na frota de 880 ônibus”.
Vale lembrar que quem mora em Guarulhos tem que se submeter a isso, pois o Metrô não chegou até a cidade; a CPTM, em breve, na Linha 13- Jade, ligará o Aeroporto Internacional de Cumbica até a Estação Engenheiro Goulart na Linha 12-Safira, mas que só atenderá uma parte da população.
Vale lembrar que quem mora em Guarulhos tem que se submeter a isso, pois o Metrô não chegou até a cidade; a CPTM, em breve, na Linha 13- Jade, ligará o Aeroporto Internacional de Cumbica até a Estação Engenheiro Goulart na Linha 12-Safira, mas que só atenderá uma parte da população.
Capa e Padaria, isso mesmo? Conheça
Danilo Brasil, de 28 anos, está neste meio há 11, seis
como cobrador e cinco como motorista. Dirige o carro 3.068, que faz 10
viagens de segunda a sábado e divide o volante com seu irmão Dário.
Danilo é um corintiano, dirige com felicidade. Ele afirma que gosta do que faz,
devido a convivência social. “Eu gosto de ver gente, de conversar com o povo. Conhecer outras pessoas”. Danilo ou Capa, que é
seu apelido, devido ao físico 'estupendo", brinca constantemente com seus passageiros tornando o
caminho de 22 quilômetros menos cansativo e mais descontraído.
O companheiro dele na jornada Guarulhos/São Paulo é o cobrador Alexandre Oliveira ou o Padaria (apelido "herdado" do antigo local onde trabalhou anteriormente). Com 30 anos e casado, o palmeirense é doido pelo time e se você é tricolor, corintiano ou santista e seu time perdeu para o Verdão, é certeza que ele vai tirar sarro a viagem inteira. “Eu gosto de trabalhar aqui, conhecer pessoas. Pelo menos neste trajeto, nunca aconteceu nada de acidente. Então, quer dizer, que a gente é abençoado e vai Palmeiras!”, grita.
Após saírem às 15 horas, e com o intuito de complementar a renda que é de R$ 3000,00 por mês, tanto Danilo quanto Alexandre são motoristas do Uber. Sim, isso mesmo, eles não param e até nisso fazem uma competição. Danilo consegue tirar até R$ 500,00 por dia em comparação com Padaria que tira R$ 200,00.
O percurso feito pela Linha 591 vai desde o extremo de Guarulhos, próximo ao novo Terminal Metropolitano da EMTU, até a estação Penha da Linha 3 Vermelha, do Metrô de São Paulo.
Se você tiver a curiosidade de conhecer a linha ou tem que ir até
Guarulhos, estes são os horários: Partidas Paraíso - (05h25, 06h50, 08h50,
10h50, 13h, 15h20 e 17h15) Partidas Metrô Penha - (06h15, 07h50, 09h50, 11h40,
14h, 16h20, 18h30).
Lembrando que as lotações não circulam após às 20 horas, horário que a última RTO parte da Penha, pois a EMTU fecha a catraca neste horário. Os ‘perueiros’, como são chamados, têm que folgar pelo menos um dia na semana, seja sábado ou domingo.
Lembrando que as lotações não circulam após às 20 horas, horário que a última RTO parte da Penha, pois a EMTU fecha a catraca neste horário. Os ‘perueiros’, como são chamados, têm que folgar pelo menos um dia na semana, seja sábado ou domingo.
Para reclamações, a EMTU orienta para Ouvidoria da empresa por meio do site
www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria ou 0800 724 05 55 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (inclusive feriados).
Ontem dia 7 de janeiro peguei uma lotação 3 horas da tarde o pegou meu VT para passar no leitor quando ele mim deu o cartão aí veio o transtorno o cartão era de outra pessoa eu no notei hoje dia 8 de janeiro 2020 agora eu com um baita prejuízo . Gostaria de saber quem vai devolver o dinheiro que perdi
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