terça-feira, 10 de julho de 2018

Carrinhos Gourmet aquecem mercado de Food Service

25% da renda da população brasileira são gastos comendo fora de casa, segundo o IBGE. Vamos entender como o segmento cresce com os hábitos das pessoas.

Por Luis Antonio e Marcos Torquato

Depois do sucesso dos Food Trucks, a bola da vez são os carrinhos e quiosques gourmet que tomaram conta de shoppings, cinemas, casamentos, festas de 15 anos, confraternizações de empresas e até estações de metrô. É a aposta de quem quer investir em uma franquia ou um novo negócio para valorizar e buscar estabilidade para driblar o desemprego, que atingiu 13,1%, no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com essa situação preocupante, o sonho de ser empreendedor está cada vez mais frequente na vida dos brasileiros.

#praCegoVer Gráfico da taxa de desocupação
Foto: Agência IBGE
Segundo o consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Jeffeklein Oliveira, a tendência no ramo da alimentação é crescente e busca à inovação. “É um ramo que costuma crescer, independente da crise que teve ou não, não foi uma crise que afetou o comércio de alimentos, restaurantes. Eles só cresceram. Porém, tudo é planejado”, explica. Jefferklein completa que como têm muitos produtos gourmet, cada empreendedor faz do seu jeito e de uma forma diferenciada que resulta em atrair a atenção do consumidor. Se vir com algo mais simples, pode ser que não tenha o resultado esperado. Tudo depende de quanto que ele vai investir e da ideia. Além da alimentação, ainda avalia que outro setor forte é o setor de beleza.

Crise não afetou o consumo dos brasileiros

Comer fora de casa é bem comum na vida dos brasileiros. A falta de tempo para cozinhar e a correria do dia a dia, deu a condição para as pessoas recorrerem a bares, restaurantes, lanchonetes, padarias. O cardápio é infinito: pratos feitos, lanches, doces, petiscos, assim como os serviços: self-service, delivery, fast food, entre outros. A pesquisa do IBGE afirma que o brasileiro gasta 25% de sua renda com alimentação fora de casa. A ABIA (Associação Brasileira de Indústrias de Alimentos) divulgou que em 2017, o setor faturou R$ 642,6 bilhões. Mesmo que a crise tenha diminuído o poder de compra, os brasileiros não deixaram de consumir.

Carrinhos “tunados”

"Eles [empreendedores] entenderam que os carrinhos dão esse up, para que
as pessoas se aproximem", diz Rafael Garcia.
Foto: Luis Antonio
Charmosos e elegantes, os carrinhos gourmet remetem aos estilos “vintage”, como os carros dos anos 20 ou bicicletas antigas; outros, têm estilos únicos: hot dog, brigadeiros, sorveteria antiga, minibar, entre outros. O design personalizado atrai à curiosidade de adultos e crianças. Rafael Garcia, 32 anos, dono da Di Antonio Carrinhos Gourmet, percebeu esse crescimento no setor de Food Service (Alimentação fora do Lar). “Primeiro, tem que comer bem e barato, porque você não consegue comer bem em qualquer lugar no dia a dia. Em segundo, os carrinhos e food trucks trabalham com produtos de qualidade com um preço muito inferior. Essa é uma tendência que vai aumentar no Brasil”, explica.

Ele garante que cada carrinho projetado e personalizado conforme o que o cliente precisa, supera o custo de uma reforma num ponto comercial alugado, por exemplo. Fica mais em conta investir num carrinho do que o valor gasto na reforma, e no prazo de 30 a 60 dias, a empresa está montada, funcionando e faturando. A aquisição fica a partir dos R$ 8.000.
Os perfis de clientes que procuram à fábrica, variam muito conforme sua necessidade. “O perfil vai desde o casal recém-casados que desejam montar seu próprio negócio, pessoas que vendem doces, sorvetes, que trabalham com eventos e festas até grandes empresas que fazem ações de live marketing”, comenta. Destas empresas, Campari, Brastemp, Nestlé e Dileto são seus clientes.

Foto: Divulgação/DiAntonio
Foto: Divulgação/DiAntonio

Diferente da estratégia do Rafael, Bruna Duo, de 28 anos, e seu marido, criaram a Fine Truck com outro objetivo: alugar carrinhos com serviços agregados, como a personalização e cardápio de doces para festas e eventos em empresas como: agências de marketing, assessorias e decoradores. O fruto disso saiu de um desejo de terem sua própria empresa. “Eu sai do trabalho fixo para ajudar meu marido com o trabalho dele, pois ele trabalha por conta. Pensamos em complementar a renda com algo a mais, assim surgiu a ideia dos carrinhos”, explica. 

"Os carrinhos gourmet ainda são novidade no mercado, acredito que este seguimento tem muito para crescer",
 diz Bruna Duo, 28 anos.
Foto: Divulgação/Fine Truck
Foto: Divulgação/Fine Truck


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