terça-feira, 18 de julho de 2017

Economia: Do físico para o digital

Atualmente 11% das contas pagas do país são realizadas na internet


Crédito: Arte por ClubEcommerce

Fernanda Andrade

No ano de 2014, 52% das transações bancárias foram realizadas pela internet. Esse número expressivo que ascendeu ainda mais nos últimos anos, só comprova a preferência dos consumidores pelo Internet Banking e por suas facilidades. Até mesmo instituições financeiras mais tradicionais, como Banco do Brasil e Caixa Econômica, renderam-se a praticidade proporcionada pelas transações on-line e acrescentaram aos seus serviços o acesso de seus usuários em suas contas através de sites e aplicativos mobile.

Na mesma ideia estão as seguradoras de cartões de crédito que, por vezes, estão atreladas a bancos – como é o caso do Itaucard, uma extensão do banco Itaú – que tentam cada vez mais trazer funcionalidades para a plataforma digital, a exemplo das faturas digitais que apoiam um mundo mais sustentável, sem o gasto com papeis que serão, em suma, descartados após o pagamento das contas em questão.

Porém, mesmo proporcionando um mundo de funcionalidades a distância de um clique, muitos serviços, como o cancelamento de um cartão, ainda são resolvidos apenas por telefone, através das centrais de atendimento. Em alguns casos mais específicos, o atendimento é feito somente de maneira presencial, fazendo com que o usuário tenha que dispor de um tempo para deslocar-se até sua agência no horário de funcionamento, que geralmente ocorre das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Pensando em um mundo onde praticidade é a palavra-chave para atender as expectativas e necessidades dos clientes, surge uma demanda de procura por aqueles que oferecem um bom serviço, sem complicações e burocracias.

Com isso, nomes como Banco Neon, Banco Original e os cartões de crédito Digio e Nubank surgem no mercado como a aposta mais acertada para aqueles que preferem trocar a tradição de bancos e seguradoras de renome e tradição, presentes há anos no mercado, pelo novo, porém cômodo, jeito de controlar suas finanças pessoais.

Este é o caso de Anisia Costa, publicitária, que é cliente do Banco Original desde setembro de 2016 e que relata ter transferido sua conta corrente para o Original pela ausência de serviços que ela considera essenciais no ambiente digital, em seu antigo banco.“O banco Original é muito prático por ser 100% digital e eu optei pelos serviços porque não tenho tempo para ir em agências, quando surge alguma adversidade em relação à conta ou cartão.”, conta ela que, dentre os canais de atendimento, tem preferência pelo aplicativo e que controla tudo que precisa, seja senhas, desbloqueio, programas de pontos, etc. “O Original é tão descomplicado que você consegue até verificar saldo da conta pelo Messenger do Facebook”, complementa.

A pergunta que mais ronda todos aqueles que são recém apresentados a esses novos bancos é “será que é confiável?”. Além da presença destes no mercado há alguns anos, uma fonte de consulta confiável é o site de filiados a Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN. Nele há uma página na qual constam todos os seus afiliados. O Banco Original e o Neon estão nessa lista.

Já quando o assunto é a confiança nos cartões de crédito digitais, um dos pontos mais relevantes para os consumidores é a ausência de anuidade. Isso é possível graças a ausência de atendimento físico, não envio de faturas impressas e outros, que fazem com que o custo de um cartão e de sua manutenção sejam inferiores quando comparados com as seguradoras que mantem esse método mais analógico de relacionamento com o cliente.

“O Nubank só tem pontos positivos. Limite aceitável, que pode ser aumentado com facilidade. Já tive problemas com um compra, por exemplo, e consegui resolver com uma facilidade fora do normal”, relembra Denis Nascimento, Analista de Mídias Sociais de 26 anos, que conta ter outro cartão, do Banco Santander, porém afirma: “O Nubank é o melhor cartão de crédito que já tive”.

O Nubank disponibiliza em seu canal do YouTube vídeos rápidos e bem explicados sobre como conseguir um roxinho (como eles apelidam o cartão):


E sobre quais os procedimentos tomar após receber seu convite:



Ainda quer saber mais sobre o universo de possibilidades presentes na economia digital? Os alunos do 6º semestre de Publicidade e Propaganda da FAPCOM produziram um vídeo explicando, de um jeito muito bem humorado, como ocorreu esse processo de modernização: 


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Este blog é uma versão teste e provisória do Fapcomunica Online, jornal laboratório do curso de Jornalismo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

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