Atualmente 11% das contas pagas do país são realizadas na internet
Crédito: Arte por ClubEcommerce
Fernanda
Andrade
No ano de 2014, 52%
das transações bancárias foram realizadas pela internet. Esse número expressivo que ascendeu ainda mais nos últimos anos, só comprova a
preferência dos consumidores pelo Internet Banking e por suas facilidades. Até
mesmo instituições financeiras mais tradicionais, como Banco do Brasil e Caixa
Econômica, renderam-se a praticidade proporcionada pelas transações on-line e
acrescentaram aos seus serviços o acesso de seus usuários em suas contas através de sites e aplicativos mobile.
Na
mesma ideia estão as seguradoras de cartões de crédito que, por vezes, estão
atreladas a bancos – como é o caso do Itaucard, uma extensão do banco Itaú – que
tentam cada vez mais trazer funcionalidades para a plataforma digital, a
exemplo das faturas digitais que apoiam um mundo mais sustentável, sem o gasto
com papeis que serão, em suma, descartados após o pagamento das contas em
questão.
Porém,
mesmo proporcionando um mundo de funcionalidades a distância de um clique,
muitos serviços, como o cancelamento de um cartão, ainda são resolvidos apenas
por telefone, através das centrais de atendimento. Em alguns casos mais
específicos, o atendimento é feito somente de maneira presencial, fazendo com
que o usuário tenha que dispor de um tempo para deslocar-se até sua agência no
horário de funcionamento, que geralmente ocorre das 10h às 16h, de
segunda a sexta-feira.
Pensando
em um mundo onde praticidade é a palavra-chave para atender as expectativas e
necessidades dos clientes, surge uma demanda de procura por aqueles que
oferecem um bom serviço, sem complicações e burocracias.
Com
isso, nomes como Banco Neon, Banco Original e os cartões de crédito Digio e
Nubank surgem no mercado como a aposta mais acertada para aqueles que preferem
trocar a tradição de bancos e seguradoras de renome e tradição, presentes há
anos no mercado, pelo novo, porém cômodo, jeito de controlar suas finanças
pessoais.
Este
é o caso de Anisia Costa, publicitária, que é cliente do Banco Original desde
setembro de 2016 e que relata ter transferido sua conta corrente para o
Original pela ausência de serviços que ela considera essenciais no ambiente digital,
em seu antigo banco.“O
banco Original é muito prático por ser 100% digital e eu optei pelos serviços
porque não tenho tempo para ir em agências, quando surge alguma adversidade em
relação à conta ou cartão.”, conta ela que, dentre os canais de atendimento,
tem preferência pelo aplicativo e que controla tudo que precisa, seja senhas,
desbloqueio, programas de pontos, etc. “O Original é tão descomplicado que você
consegue até verificar saldo da conta pelo Messenger do Facebook”, complementa.
A
pergunta que mais ronda todos aqueles que são recém apresentados a esses novos
bancos é “será que é confiável?”. Além da presença destes no mercado há alguns
anos, uma fonte de consulta confiável é o site de filiados a Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN. Nele há uma página na qual constam todos os seus afiliados. O Banco Original e o Neon estão nessa lista.
Já
quando o assunto é a confiança nos cartões de crédito digitais, um dos pontos
mais relevantes para os consumidores é a ausência de anuidade. Isso é possível
graças a ausência de atendimento físico, não envio de faturas impressas e
outros, que fazem com que o custo de um cartão e de sua manutenção sejam inferiores
quando comparados com as seguradoras que mantem esse método mais analógico de relacionamento
com o cliente.
“O Nubank só tem pontos positivos. Limite aceitável, que pode ser
aumentado com facilidade. Já tive problemas com um compra, por exemplo, e
consegui resolver com uma facilidade fora do normal”, relembra Denis
Nascimento, Analista de Mídias Sociais de 26 anos, que conta ter outro cartão, do Banco Santander, porém afirma: “O Nubank é o melhor cartão de
crédito que já tive”.
O
Nubank disponibiliza em seu canal do YouTube vídeos rápidos e bem explicados
sobre como conseguir um roxinho (como eles apelidam o cartão):
E sobre quais os procedimentos tomar após receber seu convite:
Ainda quer saber mais sobre o universo de possibilidades
presentes na economia digital? Os alunos do 6º semestre de Publicidade e
Propaganda da FAPCOM produziram um vídeo explicando, de um jeito muito bem
humorado, como ocorreu esse processo de modernização:
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