Por Giovani Buselli*
Quem irá parar Mark Zuckerberg? O fundador do Facebook lançou mais uma atualização do aplicativo. Assim como o Instagram e o Whatsapp, o app da principal rede social de Zuckerberg agora conta com a função Stories, que consiste em adicionar fotos e vídeos temporários que ficam disponíveis por 24 horas para seus seguidores, desaparecendo após esse período.
As mudanças incluem atalhos diretos do aplicativo para a câmera e com diversos filtros, efeitos, molduras e artes para enfeitar a foto ou o vídeo que irá para a guia de “histórias”. É possível responder a postagem de alguém com outra postagem. Para acessar a câmera mais facilmente a atualização trouxe um recurso de deslizar a tela da linha do tempo ou usar o novo ícone.
Postagens diretas
Além de garantir a exclusão automática das fotos e vídeos
após 24 horas, há também um recurso para compartilhar postagens diretas para um
ou mais amigos específicos, basta selecionar para quem você deseja enviar sua
história.
De acordo com o comunicado oficial do Facebook, o objetivo do Facebook Stories é tornar mais rápido e fácil o modo de compartilhar os momentos e fazer com que os usuários se sintam mais conectados entre si. As histórias postadas serão direcionadas a uma área diferente do feed de notícias e não aparecerão na linha do tempo, a menos que seja postado nela também. Assim, apenas seus seguidores poderão ver as fotos e vídeos.
De acordo com o comunicado oficial do Facebook, o objetivo do Facebook Stories é tornar mais rápido e fácil o modo de compartilhar os momentos e fazer com que os usuários se sintam mais conectados entre si. As histórias postadas serão direcionadas a uma área diferente do feed de notícias e não aparecerão na linha do tempo, a menos que seja postado nela também. Assim, apenas seus seguidores poderão ver as fotos e vídeos.
Estratégia Zuckerberg
Não é por acaso que o fundador do Facebook esteja
adicionando o recurso Stories em todos os seus aplicativos, afinal, a
similaridade com o Snapchat, que é de outra empresa, não passou despercebida
pelos usuários. Vale lembrar que, em 2013, o Facebook tentou comprar o
aplicativo, mas não obteve êxito. Desde então, o Instagram, Whatsapp e o app
principal do Facebook têm sido atualizados com os mesmos recursos de postagens
temporárias.
Como um tiro certeiro, essa estratégia tem obtido
resultados satisfatórios. Segundo pesquisas do Olhar Digital da UOL,
houve um declínio de 20% a 30% nas histórias vistas no Snapchat, de agosto até
janeiro e a média de espectadores únicos por história diminuiu cerca de 40%. O
Instagram informou uma média de 150 milhões de usuários diários no Stories, que
é o mesmo número informado pelo Snapchat em 2016. Lentamente, os usuários estão
migrando para aplicativos mais completos e com os mesmos recursos do Snapchat,
embora este ainda não tenha saído totalmente da lista de apps favoritos nos
smartphones de quem ama compartilhar os momentos do cotidiano. “Passei a usar
mais o Instagram agora, mas ainda gosto do Snapchat. No Facebook ficou meio
estranho, achei desnecessário”, afirma a estudante Thisa Natalia, de 20 anos.
A função Stories está se tornando tão presente na vida dos usuários que não faltam piadas com especulações a respeito dos próximos aplicativos com o recurso. "Daqui a pouco vamos ter Word e Excel com Stories", diz o estudante Yan Cesar, de 18 anos.
Apesar de parecer repetitiva, os dados citados mostraram que a estratégia foi efetiva em seu objetivo de competir com o Snapchat. Mark Zuckerberg provou que não brinca em serviço quando quer alguma coisa e não será uma surpresa se essa história não terminar por aí.
*Estudante do 6º semestre noturno de Jornalismo da FAPCOM.
FAPCOMUNICA ONLINE - produção jornalística desenvolvida na disciplina Jornalismo Digital: Práticas Laboratoriais, com supervisão da professora Fernanda Iarossi
A função Stories está se tornando tão presente na vida dos usuários que não faltam piadas com especulações a respeito dos próximos aplicativos com o recurso. "Daqui a pouco vamos ter Word e Excel com Stories", diz o estudante Yan Cesar, de 18 anos.
Apesar de parecer repetitiva, os dados citados mostraram que a estratégia foi efetiva em seu objetivo de competir com o Snapchat. Mark Zuckerberg provou que não brinca em serviço quando quer alguma coisa e não será uma surpresa se essa história não terminar por aí.
*Estudante do 6º semestre noturno de Jornalismo da FAPCOM.
FAPCOMUNICA ONLINE - produção jornalística desenvolvida na disciplina Jornalismo Digital: Práticas Laboratoriais, com supervisão da professora Fernanda Iarossi
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