Número de pessoas que fazem da plataforma uma renda cresce e ganha fãs assíduos.
Por Flavia Salles
Foto: Capadócia
O Youtube é hoje a principal plataforma de hospedagem de vídeos e também a segunda rede social mais acessada no Brasil – são mais de 1 bilhão de usuários, segundo dados divulgados pelo site.
Presente em 88 países e disponível em 76
idiomas diferentes, o YouTube se tornou um meio rentável para influenciadores
digitais, conhecidos como youtubers, que produzem vídeos em massa e são
acompanhados por milhões de pessoas diariamente.
O especialista em Marketing Digital, Lucas
Freitas, atualmente conteudista da empresa iHouse Web, comentou sobre a
plataforma que vem ganhando o público e originando os youtubers:
Lucas Freitas fala sobre a nova plataforma de influência de massa.
Inicialmente este mundo era composto
apenas por amadores, hoje é palco para comunicólogos e empreendedores da área
da comunicação que fizeram das produções e da assessoria parte da sua renda
mensal. Serviços como roteiros, edição de vídeos, criação de lojas virtuais e
até mesmo negociações de patrocinadores são cada vez mais trabalhados.
Este novo meio trouxe movimento ao mercado
atual. Um exemplo são as lojas online que também lucram com estratégias de
marketing de conteúdo baseadas em produção de vídeos online, além de contarem
com a força dos influenciadores a favor da divulgação de produtos e serviços.
Entre as muitas faces presentes no
Youtube, estão comediantes, gamers, entrevistadores, jornalistas e
especialistas, todos com objetivos diferentes, como entreter, ensinar, mas com
uma meta em comum: alcançar mais internautas a cada dia.
Em entrevista ao site da BBC Brasil, Breno Soutto,
consultor de marketing digital e inteligência, afirma que “esse movimento veio
para tornar mais acessíveis temas muito técnicos”. Como o caso da jornalista Nathalia Arcuri,
fundadora do primeiro canal de entretenimento financeiro do Brasil, que afirma
ser “poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças
pessoais por vocação”. No seu canal Me
Poupe!, aborda temas de educação financeira, ensinando
pessoas a investirem e pouparem dinheiro. Como apresenta em seus vídeos,
Nathalia ficou conhecida por conquistar seu primeiro milhão aos 32 anos, após
poupar e investir durante anos. Hoje, tem quase 900 mil inscritos e vídeos que passam de 32 milhões de visualizações.
Conheça um pouco mais sobre a jornalista blogger:
A jornalista Nathalia Arcuri conta um pouco da sua jornada.
Entre os canais de entretenimento que
“bombam” na internet está o do humorista Whindersson Nunes,
que atualmente passa de 22 milhões de inscritos. Isso porque existem diferentes
formas de aumentar o alcance do seu canal, como o patrocínio e a relevância, ou
seja, quanto mais curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos,
mais fácil do Google entender que o canal é relevante e ranqueá-lo na página
inicial do YouTube. Alguns ainda aproveitam a fama para lançar marcas e ganhar
produtos.
O estudante Guilherme Pin, de 20 anos,
conta que acompanha 27 canais no YouTube e que a plataforma é um meio de ver
seus conteúdos preferidos que não estão na grade da televisão. Confira:
A jornalista Ariane Locatelli, por sua
vez, escolheu criar um canal de entrevistas abordando assuntos do dia a dia,
como: estilo de vida, família, relacionamentos, carreira e saúde. Conforme
conta em seus vídeos, o canal foi criado para dividir as experiências vividas após
os 30 anos de idade, tema que rendeu o nome Jovem
de 30, ao canal, que hoje tem cerca de 40 mil visualizações.
Assista a um pouco mais sobre a jornalista blogger:
A jornalista Ariane Locatelli fala sobre o seu canal.
Outro ponto positivo do YouTube é que é
possível monetizar o canal, ou seja, a grosso modo, transformá-lo em dinheiro.
O processo de monetização inicialmente era realizado pelo Google (proprietário
do YouTube), que escolhia quais pessoas convidar para incluir na categoria de
criadores, que recebiam uma parte dos anúncios mostrados. Agora, qualquer um
pode se inscrever no programa e passar a ganhar com seus vídeos, contanto que
tenha ao menos um deles que gerem receita. Isso quer dizer que você precisa ter
ao menos um vídeo com visualizações o suficiente para que sejam exibidos
anúncios nele. Confira a lista de critérios.
Para os novos influenciadores é importante
lembrar que alguns cuidados devem ser adotados para chegar ao sucesso e
aumentar a visibilidade dos vídeos e canais. São diversas as estratégias, como
otimização de SEO (Search Engine Optimization) para Youtube,
utilização dos vídeos como apoio para divulgação da mensagem em outras mídias,
diversificação de formatos e profissionalização de produção e pós-produção,
além de análise de dados com o Youtube analytics
para a definição de melhores dias, horários e tempo de duração dos vídeos.
Veja dicas do especialista em Marketing Digital, Lucas Freitas:
Lucas Freitas dá dicas incríveis para ter um canal de qualidade e sucesso.
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