terça-feira, 31 de outubro de 2017

Paleta de cor pra que te quero

As cores influenciam tudo ao nosso redor e muitas vezes deixamos de notar isso. Que tal mergulhar um pouco em seus efeitos com base em algumas produções cinematográficas?

Por Alyne Cristine 

Para uma obra audiovisual sair do papel e criar forma é preciso elementos que transportem o espectador àquele ambiente. As cores ajudam neste efeito. "A definição de um conjunto de cores é trabalhado em todo o segmento da obra, desde cenário, iluminação e até figurino", explica Priscila Noronha, formada em Audiovisual. "O espectador pode não reparar, mas cada cor foi pensada detalhadamente de acordo com o cenário, personagem e as emoções que queiram passar em cada frame do filme'', diz.

A partir deste recorte da relevância das cores no cinema, vale destacar que a tela é capaz de transmitir inúmeras emoções, como a raiva, presente em produções do diretor Quentin Tarantino (ele costuma optar por um figurino que se choca com o cenário cheio de sangue em seus filmes) ou a doçura, percebida nas cores primárias contrastantes do diretor Berry Jenkins em Moonlight – Sob a Luz do Luar, vencedor do Oscar 2016.

Alex R. Hibbert como Chiron em Moonlight


“Sob a luz do luar, garotos negros ficam azuis. Você está azul. Então vou te chamar assim. Azul”

Se você ainda não assistiu à produção que levou a última estatueta do maior prêmio do cinema hollywoodiano, por favor, acesse o Netflix ou qualquer outro serviço de streaming. O filme conta a história do personagem principal Chiron, um garoto negro, homossexual e morador da periferia de Miami ­­- que possui uma mãe viciada e é criado por um traficante e sua esposa - cuja história se compõe também na coerente mudança de texturas e no peso que as cores vão assumindo ao longo da projeção, como explica Hanna Beachler, responsável pelo design e direção artística, em entrevista aos veículos de comunicação especializados em cultura: “Essa foi uma das primeiras coisas que o diretor Berry Jenkins e eu conversamos: Como misturar uma visão bastante estilizada com um mundo muito real. Tivemos que combinar os tons de rosa de South Beach, os neons e a arquitetura cubana com um pouco dos projetos do filme de uma forma que daria uma tela perfeita para a história que transformaria completamente a ideia de masculinidade em sua cabeça.”

Fotografado por James Laxton e colorido por Alex Bickel, o filme de Jenkins estabelece já em seu primeiro plano uma tensão visual que permanece durante toda a narrativa. Com um elenco predominantemente negro e latino, as cores pulsam e transmitem todos os sentimentos não ditos, assim como preenchem os olhos de quem assiste.

O bizarro que todo mundo acha lindo
Falando sobre o mundo exótico e cheio de cores de Tim Burton, o filme Grandes Olhos se passa entre o final dos anos 50 e início dos 60, possui tonalidades fortes, sombrias (a cara do Tim) sendo uma história emocionante e real.

A produção é sobre o pintor Walter Keane (Christoph Waltz)  conquistando o sucesso ao comercializar pinturas enigmáticas de crianças  com olhos grandes. Ao longo do filme, a verdade bizarra de que sua esposa Margaret (Amy Adams) produzia os quadros vem junto de abusos, loucura e redenção da personagem, em tempos onde mulheres eram ensinadas a obedecer a seus parceiros. 

Tim Burton deixou os excessos de lado para encarar uma trama mais próxima da realidade. Muitas mulheres ainda são silenciadas como Margaret e o campo artístico, assim como outros, ainda é um espaço predominantemente masculino, onde muitas delas ainda são objetificadas e silenciadas.

Walter e Margaret discutindo – Grandes Olhos

Que tal um desafio?
O que pensa ao visualizar a imagem acima?
Dor? desafio? Tensão, prazer ou tristeza?

Segundo pesquisas acadêmicas, o vermelho simboliza guerra, violência, alerta, calor, perigo, amor, já o preto, morte, tristeza, sujeira; o verde, calma, esperança e coragem. 

A cor vermelha está ligada a emoções fortes, excitação e até mesmo tensão. 

Viviane Andrade, jornalista e designer, ao assistir ao filme destaca uma fotografia com uma separação muito clara que "supõe que Walter é o vilão da trama e Margaret é a vítima injustiçada.''

Mas por que ela? Enquanto ele está sob tonalidades escuras e fortes, ela se encontra mergulhada em branco, preto (pela obscuridade que sua vida ali estava) e verde, que simboliza esperança e liberdade (desejo de produzir sua arte de forma autônoma sem abuso).

Margaret expondo seus quadros antes de conhecer Walter

Antes de entrar em um relacionamento abusivo, as cenas em que mostram Margaret tentando levar a vida por meio da sua arte são recheadas de tonalidades claras que combinam com seu cabelo loiro, simbolizando ingenuidade e até mesmo sensualidade, algo que despertou interesse do charlatão Walter.

Cores na palma da sua mão
Já pensou que louco entrar no Twitter e ver detalhadamente a paleta de cores do seu filme preferido e ainda pedir para ver aquele que você adora? O usuário @CINEMAPALLETES mostra cenas icônicas de centenas de filmes e já estão no coração de muitos designers, profissionais do audiovisual e simpatizante como eu.

  Angelina Jolie como Malévola

Colormind é uma plataforma que usa inteligência artificial para obter a paleta de cores de um infinito de mídias. Nele, você só precisa fazer o upload de uma imagem cuja paleta você quer captar e o programa vai processar e informar até cinco das principais tonalidades ali presente. E não precisa ficar preso com filmes! Você pode fazer o mesmo com fotografias e imagens.


  O site Tecnomundo fez um teste com o álbum do Sepultura
                              

Mais para assistir
Obras que deram um show e mostraram claramente a importância da paleta com psicologia aplicada no cinema para atrair telespectadores e influenciar em suas emoções.


Assistir a filmes é conhecer uma história por meio de imagens, mergulhando em narrativas produzidas para conter ideias e sentimentos, realistas ou ficcionais.

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Este blog é uma versão teste e provisória do Fapcomunica Online, jornal laboratório do curso de Jornalismo da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

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